Tic- Tac: A contagem decrescente para a derrocada

Para quem conhece Silves e tem uma idade próxima dos vinte anos ou mais certamente se lembrará do Tic – Tac, para quem não chegou a conhecer, o Tic-Tac era um infantário/escola privado localizado num edifício quase em frente à Sociedade Filarmónica Silvense. Após o encerramento da escola o edifício ficou ao abandono encontrando-se actualmente extremamente degradado, sem telhado e a um passo da derrocada pondo em perigo quem lá passa diariamente.
O edifício deve ter sido construído nos finais do século XIX/ inícios do século XX e tem uma volumetria generosa, poderia, após um restauro que contemplasse a criação de nova cobertura e reforço das paredes, ser reaproveitado para a criação de um espaço cultural ou de serviços. Uma das possibilidades que surge é um espaço complementar à Sociedade Filarmónica Silvense, ou então outra, ao serviço da autarquia ou até de uma associação entre muitas outras possibilidades.
O importante neste caso é não deixar o edifício arruinar-se por completo e se possível reaproveitá-lo em vez de dar lugar a um novo edifício que não se enquadre naquele contexto de casas antigas de finais do século XIX/inícios do século XX.

Comentários

Anónimo disse…
Recentemente nos arredores de Silves (?) foram destruídos vestígios romanos (uma villa talvez)e uma calçada romana...enquanto se procedia a movimentação de terras para a construção de um campo de golfe!!! Abençoado progresso...

patrimonios.blog.com
Por acaso não ouvi falar de nada acerca dessa presumível Villa romana! Vou tentar-me informar! Para além dessa miserável destruição do património arqueológico outra coisa que me repugna é saber que esses campos são construídos em cima de lençóis de água quando esta faz tanta falta para coisas bem mais úteis como, por exemplo, a agricultura!
Após alguma pesquisa e com a ajuda de outro blogger, encontrei um link com a notícia: É uma situação deplorável!

http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=923
Anónimo disse…
Marco, q surpresa agradável o teu blog!! Desagradável são as denúnicas q fazes, mas é assim, e acho q cada vez mais o Algarve sofre com campos de golfe, aldeamentos turísticos de luxo, etc etc etc, p inglês ver! Por outro lado é bom saber que há quem se revolte. E como tu, sou eu tb, e haverá outros...O teu blog é um excelente meio de divulgação e expressão. Tv um dia, espero q breve, a tua voz se oiça mais alto, juntamente com a de todos os q te apoiamos!!
Beijinhos
Mikas disse…
É triste quando ouvimos falar em contenção de despesas e se desperdiçam meios já existentes, em detrimento da construção de novos, que virão a sair bem mais caros. Ainda para mais quando se trata de construções históricsa e que muito significam para a população. Se a manutenção desses edifícios fosse feita devidamente, nunca chegariam esse podendo ser aproveitados para tantas coisas de utilidade.
Manuel Ramos disse…
E ainda reforçando o que Marco diz acima, destruição de património arqueológico e desbarato da reserva aquífera, fiquem sabendo que antes desta notícia rebentar e quando nos pediam sacríficios na poupança de água, já uma das lagoas artificiais desse campo de golfe estava cheia. Mais pormenores em http://www.sacodosdesabafos.blogspot.com/

Mensagens populares