Extracção Tradicional da Grés




Durante as minhas caminhadas já me tinha deparado várias vezes com pequenas escombreiras causadas pela extracção do Arenito Vermelho, mais comummente chamado de Grés Vermelho de Silves. Mas naquele passeio deparei-me, para além da cratera da escombreira, com dois enormes muros de contenção que as fotografias ilustram. Sabendo que a extracção é efectuada naquela colina desde tempos imemoriais ocorreu-me de imediato, o peso histórico-cultural que o sítio pode conter e a importância deste para a construção tradicional e mesmo monumental, assim como o esforço desenvolvido por gerações através de meios rudimentares para extrair a grés e os muros de contenção da exploração.
Como vestígio de uma importante actividade económica, histórica e consequentemente cultural e que actualmente se encontra praticamente extinta, sou da opinião de que este conjunto ou outros de igual importância e imponência devem ser preservadas e salvaguardadas de qualquer tipo de vandalismo ou acção que possa afectar a sua integridade. Esta posição apoia-se na importância que esta matéria-prima assume no Concelho desde a pré-história, estando presente tanto na construção tradicional como na monumental. Mesmo nos monumentos mais emblemáticos a grés vermelha foi utilizada, e dada a sua forte coloração, esta aumenta a carga dramática dos espaços, reforçando ao mesmo tempo a sua imponência.
Para se compreender a importância do arenito vermelho no concelho de Silves, e visto que ainda é possível, julgo ser necessário preservar os exemplares ainda sobreviventes dos diferentes passos que a matéria-prima passa até chegar ao produto final, que neste caso está presente desde os menires, passando pelas cantarias, colunas e capelas-mor de igrejas um pouco por todo o concelho. Muito possivelmente tudo começou na colina onde as fotografias foram tiradas.
Locais a visitar:
Menires do Concelho de Silves
Um passeio a pé pelas ruas de São Bartolomeu de Messines
Igreja Matriz de Messines
Sé Catedral de Silves
Ermida da Nossa Sra. Dos Mártires
Castelo de Silves

Comentários

Anónimo disse…
Muito interesante!

patrimonios.blog.com
Sergio Pereira disse…
Este post é um contributo bastante importante para o Património Cultural Português.
Sugiro que entre em contacto com a extensão de Silves do Instituto Português de Arqueologia e comunique o facto.
Anónimo disse…
O interesse passa também pela pessoa que descreve tão bem aquilo que vê. Será realmente necessário preservar aquilo que tão bem caracteriza o património silvense e que o distingue, em certa medida do resto do patrimonio algarvio, de que tanto ouvi falar durante 5anos!São essas pequenas coisas que fazem que sejamos "todos diferentes, todos iguais" - melhor ao contrário.
Espero que continues a ser o excelente "expositor" que tens vindo a ser até aqui.
Beijinhos

Mensagens populares