Pela Diversidade Cultural

Após o descontentamento verificado em: http://omeuumbigo.blog.com/662613/ e http://blogal.blogspot.com/2006/03/o-deserto-cultural.html e de diálogos com amigos decidi deixar aqui expressa a minha opinião sobre a situação da Cultura no concelho de Silves.
Este concelho que já foi um dos pólos dinamizadores da Cultura no sul de portugal tem vindo a perder importância ficando para trás face a outros centros urbanos mais recentes e pequenos. O apelo que deixo é que é necessário e urgente mostrar o potencial de Silves noutros campos do Património Cultural para além da sobrevalorizada arqueologia e património medieval. Urge disponibilizar ao público as diferentes realidades artísticas e culturais existentes no concelho. É necessário dar a conhecer os artistas e artesãos concelhios, assim como mostrar e divulgar as diferentes realidades patrimoniais existentes no concelho para além da Medieval. A título de exemplo poderiam ser organizadas retrospectivas de Bernardo Marques e Maria Keil, ambos naturais deste concelho. As artes plásticas, performativas e de palco deveriam passar a ter um peso maior na vida cultural da cidade, ainda para mais quando existem estruturas capazes de albergar este tipo de eventos mas que se encontram encerradas mesmo após a inauguração.
É também imperativo abrir portas à investigação e valorização da multiplicidade de formas culturais para que estas não caiam no esquecimento e atraiam novos públicos a Silves.
O visitante tem que começar a ver Silves para além da cidade medieval, vertente cada vez mais enfatizada pelas sucessivas campanhas arqueológicas, e ao invés disso tem que passar a ter a noção de uma cidade rica em toda a sua diversidade cultural.

Comentários

Anónimo disse…
Se não houver investimento na Cultura e nas Artes que História teremos amanhã?
Vamos todos batalhar para que a situação de Silves melhore!
Anónimo disse…
Mais uma vz e vamos mandando boquinhas daqui p aí e vice versa! é um problema prensente em quase todo o país, excluindo o litoral e 2 ou 3 cidadecas! É mt importante fazer ver q o q fazemos hoje estará escrito amanha e q o insentivo cultural é mt importante para as gerações futuras de forma a nunca deixar de imprimir uma identidade a um país com séculos e séculos de história. Mas há um problema gravíssimo na base do qual esteja talvez a falta de apostas na diversidade cultural, o facto de a população n ser sensibilizada/incentivada a participar dessa diversidade e a falta de orgulho naquilo que somos HOJE! Td giro à volta do dinheiro, a cultura é limitativa neste sentido, infelizmente...Acredito q através de acções de publicidade junto da população e das entidades responsáveis pelas actividades culturais se consiga traçar um rumo...
Pensar nisto já é um começo
Orlindo Jorge disse…
Sabemos que as "amendoas" para a cultura e património são sempre mínguas. Contudo deixo votos de uma boa Páscoa.

Mensagens populares