Castanheiro (Para memória futura...)


Por vezes nem é necessário ir muito longe para admirar um belo exemplar do nosso património natural/cultural, é o caso deste belo Castanheiro (Castanea sativa Miller) que posso admirar todos os dias quando saio de casa ou abro a janela do quarto. Digo património natural/cultural pois apesar de desconhecer a sua origem, se foi plantado ou nasceu de forma natural sem qualquer tipo de intervenção humana, uma coisa é certa, ele lá está diariamente à mercê da intervenção humana. O que me leva a escrever este pequeno texto é precisamente esse temor que alguém, um dia, se possa lembrar a cortar ou destruir esta imponente e bela árvore. Estou a entrar em terrenos algo pantanosos para mim, pois de botânica pouco ou nada percebo, mas após uma breve pesquisa e também levado pela curiosidade tenho constatado que este ambiente do Barrocal não é o mais comum para o desenvolvimento do castanheiro e acho curiosa a presença desta árvore neste sítio. Uma das imagens mais marcantes que possuo do sítio onde habito não haja dúvida que é a silhueta desta árvore a cortar o céu rosado no fim do dia e as suas folhas ficarem com um aspecto dourado com a descida do sol.

Comentários

Mensagens populares