Chaminé IV - O antes e o depois.

Desta vez dedico este "capítulo" da série temática sobre chaminés antigas ao resultados das obras de conservação e restauro efectuadas às já muito conhecidas chaminés do edifício do futuro museu em Messines. Como é possível verificar as duas primeiras fotos são anteriores à intervenção, as restantes são posteriores. Uma coisa é certa, ao menos sobreviveram e foram salvaguardadas da ruína. Não vou tecer mais comentários sobre elas, pois ainda não consegui formar uma opinião muito clara sobre a intervenção, mas estou aberto a opiniões e comentários.






Comentários

Manuel Ramos disse…
Não ficaram mal restauradas, embora pareçam um pouco mais "afundadas" no telhado. Agora, a questão que se coloca é o tratamento monocromático a cal (ou tinta, não sei como fizeram). Sou, definitavamente, pelo destaque a cor de alguns dos elementos das chaminés. Aliás, fosse pelo fumo, ou por alguma reminiscência da primitiva pintura, notam-se diferentes tonalidades nas imagens mais antigas.
Anónimo disse…
Não sei se é ilusão da foto mas parece que ficaram mais pequenas. De resto parece-me bem. Estão tão lindas!

Beijocas*
Anónimo disse…
grande marco

é necessáriamente um blog de grande valor pela causa a que se dedica. as fotografias são muito boas e os textos não são excessivamente técnicos e possivelmente aborrecidos a quem pretende um saber geral.

vou agora ver alguns links.

sugestão, como ainda não tenho criticas, à primeira vista, que tal fazeres um blog de viagens com a susana. marrocos com as fotografias e a descrição da viagem e dos monumentos era fantástico.


um abraço, salvador
Respondendo ao Manuel e à Marisa, também me parece que as chaminés ficaram mais "afundadas" no telhado que anteriormente e de facto já tinha sentido falta de algum cromatismo nelas, mas antes estes pequenos defeitos que o seu abandono e destruição.
Agora a resposta ao Salvador, pode ser de facto uma ideia engraçada essa do blog das viagens, mas também não tenho viajado assim tanto que se justifique, mas pode ser que um dia! ;)
Unknown disse…
Marco as Chaminés estão perfeitas, a envolvente de azulejo laranja é que afundou o a excelente obra restauro deste museu... mas que fazer..
Unknown disse…
mal restauradas não foram...ficam é pessimamnete enquadradas com o azulejo laranja, sim porque esses azulejos é que estragam o que poderia ter sido uma excelente obra de recuperação de um Edificio de arquitectura tradicional.
É assim, os azulejos laranja não fazem muito o meu gosto, mas entendo o porquê da sua inserção, sendo uma marca da intervenção moderna no edifício tradicional, agora a paleta cromática poderia de facto ser mais consentânea com a realidade do nosso concelho.
Anónimo disse…
Poderá não ser a mais feliz das intervenções mas se já não existissem e ficassem estas fotos como recordação seria de facto bastante lamentável. O que parece chocar será o contraste com as telhas novas e as sucessivas camadas de cal que perdeu...Com diria Siza Vieira parece ainda um "bolo de noiva"! Deixem-nas ganhar a pátina de uns anos e os musgos crescer nas telhas e vão ver como voltam a ficar agradáveis.
André Neves Bento
Concordo plenamente com o seu ponto de vista caro André.
Anónimo disse…
É incrível como, não fosse a existência destes valioso blogues, e não tão cedo teria conhecimento das alterações que este nosso concelho de Silves vai sofrendo... E não culpem o munícipe de desinteresse - pelo menos no que me toca! Está-me a parecer é que não nos querem deixar conhecer.
Só lamento que nestes blogues sobre o concelho não sejam os artigos publicados com mais frequência. Muito ainda haverá por dizer! Parabéns Marco!
André Neves Bento
Muito obrigado André, são comentários deste tipo e aquela força de vontade aliada à paixão pela história e memória local, que "alimentam" este blogue há quase dois anos e me fazem procurar sempre um pouco mais sobre aquilo que forma a nossa identidade, da qual a maior parte das pessoas anda tão desligada.
Anónimo disse…
São deste tipo de debates, sobre património, a nível micro ou macro, que deveriam ser mais comuns na nossa sociedade, e já agora na blogosfera...

Convido a uma visita à exposição “Imagens e Mensagens” que vai ser inaugurada a 25 de Novembro em Évora!
Visitem blogue dos Amigos do Museu de Évora: http://amigosmuseuevora.blog.com/1287912/ .

www.patrimonios.blog.com
Anónimo disse…
São deste tipo de debates, sobre património, a nível micro ou macro, que deveriam ser mais comuns na nossa sociedade, e já agora na blogosfera...

Convido a uma visita à exposição “Imagens e Mensagens” que vai ser inaugurada a 25 de Novembro em Évora!
Visitem blogue dos Amigos do Museu de Évora: http://amigosmuseuevora.blog.com/1287912/ .

www.patrimonios.blog.com
Anónimo disse…
eu não gostava do laranja até ver o armazém azulinho, agora acho sublime!!!! Tonyy

Mensagens populares