A época romana no concelho de Silves- Ideias soltas

Em Pera de Baixo, ou da Armação, onde em tempos antigos era lançada uma armação para a copejação do atum junto à ponta da Galé, só descobri na sua limpida praia os celebres tanques romanos de salga de peixe, e me constou terem apparecido vestigios de grandes construcções, que o areal hoje encobre. (...)

in
: Estácio da Veiga, Antiguidades Monumentais do Algarve. Vol II, Pág. 368

Neste concelho cujo mais recente slogan é "Uma História Interminável" há ainda muito por descobrir e revelar e terá que haver um esforço por parte dos órgãos autárquicos para colocar Silves e todo o seu concelho na rota dos mais variados interesses patrimoniais, libertando-se um pouco da imagem que transporta há anos de cidade medieval ou então de cidade corticeira da 2ª metade do século XIX/inícios do século XX.
Primeiro há que dar ênfase à diversidade verificada um pouco por todo o concelho, desde da pré e proto-história, passando pelos diversos períodos históricos, veja-se o caso do retábulo maneirista da capela-mor da Igreja da Misericórdia de Silves que tanto precisa de atenção, até aos mais recentes factos e registos históricos.
Caso disso é a época romana no concelho que para o público em geral permanece envolta em mistério, e acredito que para muitos investigadores também. Alguns sítios são referenciados e inéditos, carecendo de estudos aprofundados, veja-se o caso do estudo de Jorge Correia, onde foram referidos sítios deste período histórico, ou a presumível via romana recentemente divulgada por Aurélio Cabrita. Mas encontra-se tudo muito esparso e aparentemente sem grande conexão. Existem também sítios como o que é referido no excerto de Estácio da Veiga, acima transcrito, que foram estudados ou referidos há décadas, mas que no entanto não foram alvo de novas leituras e abordagens. Há muito que fazer para que o conhecimento deste período histórico no nosso concelho saia da nuvem de mistério na qual se encontra envolto e se assuma como como mais um ponto de interesse na tal "História Interminável" do Concelho.

Comentários

Alexis disse…
Onde são os caminhos? Gostava de lá ir contigo.
Não sei ao certo onde passa a via... Senão fazíamos uma passeata ao sítio...
Anónimo disse…
Caros Marco Santos,
estou a desenvolver um trabalho sobre os antigos cine-teatros e cine-esplanadas na região do Algarve. Sobre esta situação em São Bartolomeu de Messines, não possuo mais que as referências ao recente Cine-Teatro João de Deus. Alguém possui mais informações sobre se se exibiu cinema em outro local nesta vila antes da construção do João de Deus? Sobre o Cine-Teatro João de Deus agradeço fotografias antigas, cronologia e informações sobre proprietários que eventualmente alguém possa ter.
Ficarei extremamente grato se me puderem orientar com sugestões para este trabalho.
Cordialmente, André Neves Bento
anevesbento@mail.com
Anónimo disse…
Silves tem um marco importante de influência romana, assim como todo o país.
Saudações Romanas :)

Mensagens populares