Alcantarilha- Portas quinhentistas podem ser motivo de interesse turístico


(...) Em Alcantarilha, apesar de pequena povoação, mas mesmo assim muralhada nos finais do século XVI, existe um bom número de portas quinhentistas. Os motivos são muito simples e aproximáveis aos de Lagos. Surge aqui um exemplar menos vulgar, com cantarias de arestas limadas e curiosa figuração humana. (...)

Manuel Francisco Castelo Ramos, Decoração Arquitectónica Manuelina na Região de Silves (Séculos XV- XVI) in Xelb 3, 1996

Há poucos dias, sem saber propriamente onde ir e após ter lido o artigo do qual citei o excerto apresentado, lembrei-me de fazer um percurso da arquitectura civil manuelina em Alcantarilha, tendo como principal objectivo conhecer melhor e in loco esta realidade do nosso património cultural naquela vila do concelho de Silves, tendo claro como principal ponto de curiosidade a cantaria descrita por Manuel Ramos naquele artigo.
Apesar de adaptada a um estilo de vida actual, a casa onde está inserida esta cantaria chama a atenção pela peculiaridade do vão e ombreiras da sua porta, apresentando motivos e técnicas menos comuns no modo de lavrar a pedra na arquitectura civil manuelina que sobreviveu até aos nossos dias. As pequenas figurações nas bases das ombreiras são também curiosas, pequenos rostos com um corpo esguio “apertados” entre enrolamentos, assim como o motivo central do vão, apresentando este apenas o rosto ladeado de outros motivos. Esta solução arquitectónica bem que poderia ser mais um motivo de interesse turístico de Alcantarilha, assim como os outros vãos manuelinos existentes na vila, proporcionando passeios temáticos onde pudesse ser mostrado o património edificado da vila, dando especial ênfase ao conjunto tardo-medieval e vestígios das muralhas, ainda é possível perceber o núcleo muralhado da vila pela sua fisionomia, algo muito perceptível numa deambulação a pé pelas ruas.
A realização, ainda que esporádica, de passeios temáticos acompanhado por um especialista convidado para o efeito é uma das formas de promover o património cultural de uma localidade, e tem sido aplicado com sucesso em vários centros históricos do nosso país com excelentes resultados, desde que também exista uma divulgação eficaz.
A criação e renovação da imagem turística da vila poderá passar também pela divulgação a nível gráfico destes pontos de interesse histórico menos conhecidos, podendo despertar a curiosidade de novos públicos interessados noutras vertentes menos vistas do nosso património cultural.
É necessário dar ênfase a aspectos peculiares por vezes presentes na arquitectura civil, pois a história não é feita apenas de grandes edifícios, na sua maioria de características militares ou religiosas, mas sim por tudo o que compõe os nossos núcleos habitacionais.

Foto: Susana Martins.

Artigo originalmente publicado no Terra Ruiva nº 86 de Janeiro de 2008.

Comentários

Anónimo disse…
Realmente nunca me ocorreu que existe arquitectura manuelina em alcantarilha. Poderia sim ser um foco de atração turística. Mas a descaracterização que aquele povoado tem sofrido nestes últimos anos provocou muitos danos. è já dificil ter vontade de procurar os encantos de Alcantarilha.
Ainda existem focos de interesse que poderiam muito bem proporcionar uma tarde bem passada naquela vila, acredite!
Anónimo disse…
então espero que passem mais vezes pela vila,para dar essa vida que ela tanto precisa...
carlos patricio disse…
Alcantarilha tem algumas portas (ombreiras) Manuelinas. Há também uma na Rua da Misericordia ( rua principal ) muito bem conservada.
Sobre a casa da fotografia, creio que a porta e a janela serão orginais, mas o restante serão acrescentos ( retirados doutros locais e colocados nesta casa) efectuado pelo actual propritário mas muito bem enquadrados.
Anónimo disse…
A casa da fotografia devia ter sido uma ermida, cuju o Patrono seria Santo André, Patrono dos leprosos.
A cantaria da porta principal tem em relevo superiormente a cruz de Santo André rodeada de um possível cordado estilizado, (Manuelino ?),e uma Cruz de Cristo com identica forma ladeando uma cabeça em alto relevo.
As onbreiras tem inferiormente a da esquerda uma cabeça coroada e a da direita uma cabeça com volutas.
Seriam dos Reis D. Manuel e Rainha.
A casa construida fora das murralhas tinha uma escadaria em meia lua até ao meio da rua segundo a informação de pessoas antigas já falecidas. Numa das paredes interiores foi encontrada uma coluna que possívelmente faria parte do altar da Ermida a Santo André nos fins dos secúlo XV ou principios do secúlo XVI.

Descrição do proprietario: José Alves Martins
carlos patricio disse…
Muito interessante esta sua informação.

Sou natural de Alcantarilha e tenho muito interesse por essa Vila, nomeadamente o seu património e factos históricos.
Nunca tinha ouvido falar na hipotese dessa casa ter sido uma ermida.
A vossa descrição e associação dos elementos faz todo o sentido.
Cumprimentos e obrigado
Carlos Patricio

Mensagens populares