O Menir Tombado dos Abrutiais






Este monumento megalítico encontra-se tombado e algo entregue à sua própria sorte há já vários anos. Movido do seu local de implantação original o menir dos Abrutiais ou Abrotiais, como aparece referido nalguns sítios, jaz anónimo no território e de certa forma mais desprotegido que os seus congéneres do conjunto Gregórios/Velarinha recentemente valorizados numa acção de louvar resultante da parceria entre a associação de desenvolvimento local In Loco e a autarquia silvense.

Em situações destas, como a do monumento megalítico dos Abrutiais, é difícil escolher uma solução consensual, mas a actual condição exige, de certa forma, uma rápida tomada de decisão. A implantação no local onde se encontra tombado, mesmo não sendo a localização original? Perderia bastante sentido, pois o seu local de implantação não foi certamente escolhido pelas comunidades pré-históricas de forma aleatória, teria um significado e dominaria a paisagem, o que não aconteceria se fosse colocado onde está. Outra hipótese seria a inclusão num projecto museológico, novo ou mesmo no Museu Municipal de Arqueologia de Silves. Não é que goste, mas talvez fosse uma boa solução de compromisso entre a salvaguarda/preservação, mas continua o irremediável problema da descontextualização.

Estas temáticas são delicadas, exigindo reflexão e trabalho multi-disciplinar para que se pense da melhor forma o futuro dos muitos vestígios históricos que se encontram ameaçados e pouco estudados como é o caso dos Abrutiais, que apesar de tudo já foi alvo de estudo por Mário Varela Gomes e está contemplado no estudo de impacte ambiental da modernização da linha de caminho de ferro realizado em 2002.

Uma coisa é certa na sua situação actual o concelho de Silves e mais concretamente a freguesia de São Bartolomeu de Messines está a sub-aproveitar um importante motivo de interesse de cariz histórico-cultural. Quando digo isto não me refiro apenas à importância turística , mas sim a uma necessária sensibilização dos locais para que percebam o significado do património que detêm e os benefícios que a sua preservação lhes pode trazer. A educação patrimonial não pode ser de forma alguma descurada, pois só a partir do momento que as pessoas compreendam e se identifiquem com o património cultural é que se cria uma consciência e um certo orgulho, que há sempre um pouco dentro de todos nós, da riqueza cultural da região e do país, aí sim a dignificação e valorização dos bens patrimoniais é exigida de forma mais forte perante os organismos responsáveis.

Comentários

Anónimo disse…
Sabe-me dizer o significado de Abrutiais, isto porque no concelho de Penela (Coimbra) há um topónimo de nome Brutiais.

Cumprimentos
SM
Infelizmente também não sei qual o significado do topónimo, mas pode ser que algum dos visitantes saiba e nos possa elucidar.
Anónimo disse…
Uma hipótese: o topónimo não terá origem, algo adulterado é certo, em abrótea?
E estou a referir-me à planta, não ao peixe. Pelo que sei é comum por todo o país, e tem propriedades medicinais.
Neste site abaixo indicado poderão ver uma fotografia da dita planta.
Site: http://br.geocities.com/cr1ciclo/page3.html


saudações
www.patrimonios.blog.com
Parece-me uma hipótese bastante plausível! Obrigado pelo contributo. ;)
Anónimo disse…
Um artigo de opinão a ler! Os enganos e desenganos do IGESPAR e da política de gestão do património imóvel português.

http://patrimonios.blog.com/3053942/
Anónimo disse…
Bom blog este, Cilpes outrora o nome Celta da cidade de Silves, muito importante já nos primordios de Portugal.

Cumprimentos
Angel disse…
Querido amigo Marco.
Soy Angel, del blog dolmenes.blogspot.com. Acabo de estar este fin de semana en la zona de Armacao de Pera y Silves, y por fin visitara el estupendo museo arqueológico y ver el magnífico menir grabado que tiene. Tambien gire una pequeña ruta por los alineamientos de la zona de Vilharinha. Logre ver dos menires y algunas tumbas. Acabo de ver tu magnifico artículo sobre Abrutais. INcluso creo recordar que enviaste alguna colaboración a mi blog. Desde aquí felicitarte por el tuyo. Te dejo mi dirección de correo, por si podemos contactar y tomar en algún momento un zumo de naranja en el magnífico Cafe da Se. angelhj@gmail.com. También me gustaría si puedes conseguirme algun artículo en pdf, sobre los alineamientos de Vilharina del menir de Padrao y otros de tu zona como el de Abrutais, Gregorios, Alagoas, Aspradantes (creo cercano a la ermita de Guadalupe, et). Creo que los de Vilharina están el la revista de arqueología Xelb 8, pero por internet no aparece nada.
Saludos muy coridales

Mensagens populares