Atenção necessária.


Desta vez trago ao leitor um elemento que do original já pouco resta, mas que é pleno de simbologia, tendo hoje sido votado a "mera" peça de mobiliário urbano. Trata-se do pelourinho de Silves que durante centenas de anos representou o poder do município e ao mesmo tempo uma marca do domínio régio sobre o termo da cidade.
Como atrás disse do original pouco resta a não ser a coroa que o encima, e mesmo esta viu mutilada a cruz que rematava o topo, sendo deste modo o resto uma "recriação" contemporânea de um elemento urbano, que apesar de disperso em peças separadas desde 1878, foi estranhamente classificado como Imóvel de Interesse Público pelo decreto nº 23/112 do Diário do Governo 231 de 11 de Outubro de 1933.
Mas o que me leva a escrever estas linhas é a atenção que o fragmento original necessita, pois estão a desenvolver-se fungos e sujidade típica do calcário quando exposto às intempéries e ao passar dos séculos.
Uma limpeza, ainda que não retire na totalidade a pátina do tempo, impõe-se , assim como uma sinalética de apresentação deste elemento aos turistas e à comunidade. São gestos simples que marcam diferença e demonstram um respeito global pelo nosso património nas suas mais variadas formas.

Comentários

Anónimo disse…
Bem visto, é importante preservar o nosso património.

Bom blog

Viva a Cilpes! Viva ao algarve

Mensagens populares