Silves- 1960


Trago-vos uma vez mais uma foto do acervo do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), um pequeno pedaço de história de um dia na cidade de Silves. Esta imagem é demonstrativa de algumas mudanças a nível urbanístico desde aquela época, como por exemplo a inexistência actual daquela casa que na foto se encontra adossada à torre que no percurso da história recente foi demolida, e a mudança operada nos finais dos anos 80 inícios dos anos 90 da paragem dos táxis e dos autocarros, estando também um presente na foto, para a frente ribeirinha da cidade.
Como o título indica a foto é, segundo os dados disponíveis nos arquivos do IHRU, datada de 1960, existindo deste modo alguns elementos que podem justificar, ainda que aproximadamente a data, tomando por exemplo o táxi que se encontra à esquerda, que se trata muito provavelmente de um Vauxhall Velox da série produzida entra 1952/1954. Sabendo que os automóveis ainda não se tinham popularizado como nas últimas três décadas e eram um bem acessível a poucos e neste caso a "ferramenta profissional" do proprietário, este seria estimado e poderia ter uns bons anos de uso. O Citröen 2CV à direita na foto é também uma série antiga, muito possivelmente um AZ, produzidos até 1960/61, sendo este reconhecível por ter a tampa da mala em lona tal como o tejadilho.
Demonstrativo também de que o automóvel ainda não era o meio privilegiado de mobilidade dos cidadãos silvenses é a quantidade de pessoas que circulam a pé, a maior parte delas no local destinado aos meios de transporte e também, claro está a presença de algumas bicicletas a pedal.
Volto a insistir na importância dos espólios fotográficos para a compreensão da história recente e como meio de análise das mudanças operadas na nossa sociedade nas últimas décadas.

Fonte da foto: Acervo documental do IHRU.

Comentários

Anónimo disse…
Belos tempos.... na cidade de cilpes
Anónimo disse…
O acervo documental e fotográfico do IHRU por vezes revela, para os actuais habitantes, uma cidade desconhecida. Por vezes, com antigas imagens/descrições da cidade de Évora, demoro alguns minutos para (re)descobrir alguns espaços modificados/destruídos.

http://patrimonius.blogs.sapo.pt

Mensagens populares