Um Castelo (quase) Desconhecido


Perdido e arruinado pelo tempo, tal como muitos outros vestígios humanos, o castelo de Alcantarilha actualmente resume-se a um pequeno troço de muralha com cerca de cinco metros de altura e alguns metros de extensão. Fiquei surpreso quando descobri que existiam vestígios de um castelo nesta vila, pois nunca ouvira qualquer referência a uma fortificação naquela localidade e como desconheço a toponímia não sabia da existência da Travessa do Castelo.
Actualmente o troço visível destas ruínas, classificadas (felizmente!) como Imóvel de interesse público, encontra-se entre o Largo General Humberto Delgado e a Travessa do Castelo. É uma pena ver este monumento ficar no desconhecimento de muita gente que certamente gostaria de saber mais sobre a história da Vila de Alcantarilha e também do seu castelo, a importância que este teve nas épocas Medieval e Moderna ou mesmo anteriormente! É assumida a possibilidade de ter existido anteriormente a este uma fortificação pré ou proto-histórica que, mais tarde, durante a romanização da Península Ibérica foi base de um acampamento militar cerca de 198 A.C.* Como é possível constatar deu-se uma evolução contínua (ou quase) da ocupação do local até aos dias de hoje, onde até há algumas décadas se adossaram casas ao troço ainda existente de muralhas.
A divulgação deste monumento, assim como, a criação de placas e folhetos explicativos iriam contribuir para o conhecimento e divulgação do desconhecido Castelo de Alcantarilha.

*Para mais informações consultar: http://www.jf-alcantarilha.pt/
http://www.monumentos.pt/

Comentários

Anónimo disse…
Bem!!! Nunca tinha ouvido falar de uma muralha existente em Alcantarilha...estamos sempre a aprender!
Obrigada Marco por esta divulgação. Ficarei sempre atenta ao teu blog. Estou a gostar muito da tua iniciativa! BOA!
Beijokas :)
Unknown disse…
Mas há mais divulgação do Castelo de Alcantarilha, nomeadamente na "Monografia de Alcantarilha", de João Vasco Reis, onde se poderá saber mais do castelo para além desse simples troço visível na foto.
Raul P. disse…
Olá Marco!

Parabéns pelo Blog, boa iniciativa!
Agora só tens que começar a escrever sobre retábulos que é o que interessa! Também tenho um blog, mas esse anda ainda mais devagar!!
Unknown disse…
Então, Marco!
Assim tão cheio de trabalho?! Silves precisa de um olhar atento sobre o Património.
Um abraço.

Mensagens populares