Casa de Cantoneiros?!



Embora passe regularmente por ela, só há poucos dias me ocorreu que a arquitectura desta moradia da Aldeia Ruiva lembra muito a característica de uma casa de cantoneiros, sobretudo no desenho do telhado. Embora não se denotem outros vestígios, é natural que ao ser transformada numa casa de habitação, lhe tenham retirado a sigla da Junta Autónoma de Estradas assim como as informações rodoviárias em azulejo, e que devido a reboco e pinturas posteriores as suas marcas não sejam visíveis.
Também é bastante provável que uma casa de cantoneiros tivesse existido naquele local, uma vez que se trata de um eixo viário importante, pois situa-se, não só na ligação entre Alte/Loulé e São Bartolomeu de Messines/Silves, como também na direcção de Lisboa por S. B. Messines, São Marcos e Santana da Serra.
Algumas destas casas, assim como outro património do estado, foram vendidas a particulares a baixos preços há alguns anos atrás, outras encontram-se em degradação devido ao desuso e abandono, poucas foram reutilizadas para outros fins, o que seria interessante verificar desde que se mantivesse a traça original da arquitectura. Acerca desde assunto pode ler-se a proposta de valorização que o Marco fez aqui em 12/01/07, chamando a atenção precisamente para a reutilização deste património arquitectónico tão importante para a nossa identidade cultural mas que passa muitas vezes despercebido.

Comentários

Anónimo disse…
Uma sugestão:
"Está patente em Aljezur, a exposição, «Ribât da Arrifana, Cultura Material e Espiritualidade», que pode ser vista até 5 de Outubro.

O convento ou ribât da Arrifana, ou também conhecido por, Castelo da Arrifana, situa-se em Aljezur, na Ponta da Atalaia, supostamente fundado, por volta do ano 1130, para funcionar como escola de ensino do Islão.

A existência deste ribât era conhecida, mas só em 2001, foi descoberta a sua exacta localização, dando origem a diversas campanhas de escavações arqueológicas, que revelaram os vestígios de seis mesquitas e outras construções, assim como um vasto espólio, constituído por cerâmicas, armas e inscrição de conteúdo religioso.

É este espólio que constitui a exposição, «Ribât da Arrifana, Cultura Material e Espiritualidade», patente no Espaço Mais, situado na Rua da Escola, em Aljezur, que pode ser vista até cinco de Outubro, de Segunda a sexta, das 10h00h às 17h30."
Obrigado pela excelente sugestão, que decerto também poderá ser de utilidade para os leitores deste espaço.
Isabel Victor disse…
Que interessante este blog que eu só hoje descobri ...


Saudações


iv
Obrigado Isabel,

É sempre gratificante saber que o blogue corresponde à expectativa dos visitantes.

Saudações

Mensagens populares